Título: FHC defende 'choque moral'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Nacional, p. A5

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que o Brasil não terá um salvador, qualquer que seja o presidente eleito em outubro. Ao mencionar a corrupção que atingiu o Congresso com o escândalo do mensalão, ele defendeu um "choque moral" na sociedade.

"A sociedade está precisando de um choque moral. Não gosto de dizer isso, parece um tanto udenista, mas precisa", afirmou. "A complacência e a indulgência chegaram a tal ponto que estamos no limite entre a indiferença e a indignação. Mas está vencendo a indiferença. E tem de vencer a indignação, para reconstruir o País", destacou, durante palestra na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). "Não é só fulano que vai salvar; não vai salvar. Tem de mudar muita coisa nas estruturas."

Ao final da palestra, ele prometeu se engajar na campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) ao Planalto. Sobre o principal adversário dos tucanos, o presidente Lula - que hoje é favorito nas pesquisas -, Fernando Henrique disse: "Eu estou habituado a ter diferenças pessoais com o presidente Lula muito grandes. Ele sempre esteve muito à minha frente. E eu sempre ganhei."

Na saída do evento, Fernando Henrique foi abordado por humoristas do programa Pânico, da RedeTV. O que representava Lula provocou o ex-presidente, dizendo que ficaria mais quatro anos em Brasília. FHC mostrou bom humor.