Título: Para petista, Serra desconhece interior
Autor: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Nacional, p. A6

O candidato ao Governo de São Paulo pelo PT, senador Aloizio Mercadante, acusou seu concorrente, o ex-prefeito de São Paulo José Serra (PSDB), de não conhecer a realidade do Estado e de não estar preparado para governar, se for eleito. O petista esteve ontem em Bauru e Marília, no interior paulista.

"Li no jornal de hoje (ontem) que o Serra elogiou o interior e disse que a capital tem muitos problemas. Isso mostra que faz muito tempo que ele não anda pelo interior e desconhece os problemas daqui. E, se a capital tem problemas, como ele diz, por que então não ficou na Prefeitura para resolvê-los, e, ao invés disso, renunciou depois de prometer à população - e registrar em cartório - que não deixaria a Prefeitura?", completou.

"Serra não cumpriu com a palavra e a promessa de campanha e ainda deixou um sucessor que jamais seria eleito prefeito de São Paulo", acrescentou sobre Gilberto Kassab (PFL). "Interior não precisa de presídios e pedágios, mas de investimentos em setores importantes da economia. Vamos interiorizar o desenvolvimento e manter a população aqui para não aumentar problemas dos grandes centros."

Mercadante disse não admitir que o Estado tenha crescido abaixo da média. "No governo do PSDB, São Paulo cresceu a 18%, enquanto outros Estados, a 67%.

O pré-candidato acusou o governo do PSDB de ser o culpado pela criação e pelo fortalecimento do crime organizado no Estado. Sobre a falta de repasses para segurança pública, da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva para São Paulo, lembrou que o governo federal constrói novos presídios e acusou Fernando Henrique Cardoso de ter criado "uma única vaga no sistema penitenciário".