Título: Senado recebe novo pedido de comissão de inquérito
Autor: Nelson Francisco
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Nacional, p. A8

Os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Maria José Maninha (PSOL-DF) e Raul Jungmann (PPS-PE) e a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) protocolaram no Senado novo pedido de CPI para apurar a ligação de parlamentares com a compra superfaturada de ambulâncias e fraudes com verbas da saúde, reveladas pela Operação Sanguessuga da Polícia Federal. Assinam o ofício 230 deputados e 30 senadores.

O primeiro pedido foi negado anteontem pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que alegou falha regimental. Irritado, Gabeira acusou-o de ser "chefe da facção do PMDB envolvida com sanguessugas". Ontem, ele disse que se Renan encontrar outra filigrana para impedir a CPI, os autores do pedido vão ao Supremo Tribunal Federal (STF). "É um direito do Congresso fazer a investigação, identificar os culpados e colocá-los na cadeia."

Renan disse que tomará a decisão em conjunto com os líderes. "É preciso ter muita calma, equilíbrio para ajudar as investigações, mas é preciso ter muita preocupação também com os sanguessugas, os vampiros da mídia", afirmou, sem dar nomes.