Título: STF nega suspensão do processo de Janene
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Nacional, p. A8

O deputado federal licenciado José Janene (PP-PR) fracassou ontem na tentativa de suspender o processo por quebra de decoro parlamentar que tramita contra ele no Conselho de Ética da Câmara. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade ação proposta pelo parlamentar para paralisar o processo que pode levar à cassação por suposto envolvimento com o mensalão.

O advogado do deputado afirmou no STF que Janene está com cardiopatia séria. Segundo o advogado, por causa do problema de saúde, ele fica ofegante ao subir degraus e perde o fôlego ao falar uma frase mais longa. De acordo com a defesa, Janene não tem condições de saúde de enfrentar uma audiência no Conselho de Ética. O advogado fez referência à notícia, publicada com fotos, sobre a participação do congressista em um churrasco. "A cardiopatia não impede o contato social", afirmou.

O relator da ação no STF, ministro Gilmar Mendes, concluiu que não há ofensa ao direito de defesa do deputado e que ele pode ser defendido por seu advogado.