Título: Palocci dá palestras em universidades enquanto avalia se lança candidatura
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Nacional, p. A9

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci iniciou, na última semana, uma série de palestras sobre saúde pública. O petista deve decidir se aceita a candidatura a deputado federal até dia 10, data da convenção estadual do PT. Seu advogado, José Roberto Batochio, confirmou ontem que ele deu palestra numa universidade em Campinas (SP), mas não soube dizer onde e quando falará de novo.

"Eu não tenho a agenda, mas ele é médico (sanitarista), com pós-graduação, e tem sido convidado para falar sobre saúde pública em várias universidades", contou Batochio. Por estar no período de quarentena após sua saída do Ministério da Fazenda, que só terminará em 27 de junho, Palocci não pode falar sobre economia. A solução, pelo fato de ser médico, seriam palestras que dissessem respeito à sua formação.

Ainda em Campinas, Palocci se reuniu no dia 24 com a diretoria da EPTV, afiliada da Rede Globo. Batochio, porém, disse que não soube do encontro. Depois do término da quarentena, o advogado acredita que o ex-ministro deva voltar a fazer declarações públicas.

'BATERAM MUITO'

Sobre uma possível candidatura, Batochio deu uma opinião pessoal, pois também já foi deputado. "Bateram muito nele. Suponho que o ex-ministro pense: 'Trabalhei três anos e meio para dar credibilidade à economia, e o pagamento que recebo são os ataques dizendo que fui à casa namorar'", afirmou, referindo-se às declarações de que Palocci teria freqüentado a mansão do lobby, em Brasília. "Como dizia Tom Jobim, no Brasil o sucesso é uma ofensa pessoal", concluiu o advogado.

Em Ribeirão Preto, domicílio eleitoral do ex-ministro e onde ele foi prefeito duas vezes - de 1993 a 1996 e de 2001 a 2002 -, o PT diz não ter pista sobre a candidatura. "Nós aqui não recebemos nada, ele está afastado e não se manifestou. Se você souber de alguma coisa, passe para nós", resumiu o presidente da legenda na cidade, vereador Jorge Parada.