Título: Humala denuncia violência na campanha
Autor: Roberto Lameirinhas
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Internacional, p. A17

Depois de encerrar sua campanha em Lima com um grande comício no distrito pobre de San Juan de Lurigancho, na quarta-feira à noite, o candidato nacionalista à presidência do Peru, Ollanta Humala, convocou os jornalistas para um "comunicado urgente" em sua sede de campanha, ontem. Indignado, denunciou a agressão sofrida - supostamente de partidários de seu adversário Alan García - por um militante nacionalista em Ayacucho, centro-sul do país. Quinze homens invadiram a casa do ativista e o espancaram. O incidente, segundo Humala, seria indício de que estaria em marcha um plano para tumultuar a eleição de domingo e responsabilizar seu movimento pela sabotagem da votação.

Na semana passada, três pessoas foram baleadas depois de um confronto entre partidários de García e Humala em Cuzco. As investigações apontaram que os seguidores do Partido Aprista Peruano, de García, foram os autores dos disparos.

Humala, porém, não quis se pronunciar sobre outra investigação, que ontem concluiu que e-mails apresentados por seus assessores - como prova de um alegado acordo de García para anistiar o ex-presidente Alberto Fujimori - eram falsos. "Sou candidato a presidente, não analista de e-mails", disse.

VOTAÇÃO EM SÃO PAULO Os eleitores peruanos registrados no consulado em São Paulo poderão votar no domingo, entre 8 e 16 horas, no Colégio Presidente Roosevelt, Rua São Joaquim, 320 - Liberdade.