Título: Cai avaliação positiva do governo
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Nacional, p. A4

A pesquisa Ibope acendeu uma luz amarela para o governo do PT e o seu candidato presidencial: em 45 dias, a avaliação positiva ("ótimo/bom") do governo Lula caiu de 44% para 39%, enquanto a avaliação negativa ("ruim/péssimo") subiu de 19% para 23%, voltando a inverter a curva favorável que começou em janeiro de 2006, após o inferno astral vivido nos escândalos do mensalão.

A queda da avaliação do governo, aliada à perda de preferência eleitoral do candidato petista, sinaliza uma perda de substância vital, alerta a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, principalmente porque as pesquisas do Ibope estão detectando uma curva de tendência para baixo por parte da candidatura Lula.

Os números preocupantes para o governo são confirmados pela parte da pesquisa que mensura a aprovação ao governo Lula. Os que aprovam o governo eram 60% na primeira semana de junho e agora caíram para 56%, com uma queda de 4 pontos porcentuais, bem acima da margem de erro da pesquisa; os que desaprovam, que somavam 34% em junho, agora atingem os 36%, variando dentro da margem de erro.

O saldo positivo da avaliação do governo, que era de 25 pontos no início de junho, agora é de apenas 16 pontos; o saldo da aprovação do governo, também de 25 pontos, agora caiu para 14.

Márcia Cavallari considera que o governo Lula parece ter se ressentido do fim do período de propaganda franca de que gozou até fim de junho. Ela opina, também, que a extensão da crise no setor da segurança pública acabou, com certo atraso, respingando em Lula, depois de ter afetado Alckmin no mês passado.

Ela não arrisca, por enquanto, opinar sobre quem puxa quem para baixo: se é Lula que perde votos e prejudica a avaliação do governo ou se, ao inverso, a avaliação do governo cai e arrasta junto o presidente que é candidato à reeleição.