Título: PT só aceita debate no 2º turno
Autor: Leonardo Goy
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Nacional, p. A6

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu ontem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em debates apenas num eventual segundo turno da eleição. "Os debates que têm mais possibilidade de confrontos de posições e avaliações de diferenças são os do segundo turno", explicou a ministra, ao mesmo tempo em que ressalvava que essa deve ser a tendência a ser seguida.

"Ao candidato que está em atividade, como governador ou presidente, pouco interessa o debate, porque todo o centro e a convergência é sobre ele e há uma dispersão enorme", comentou a ministra. Numa referência indireta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que preferiu não participar dos debates quando disputava a reeleição, a ministra lembrou que, "em momentos anteriores, outros candidatos também fizeram avaliação se valia ou não ir a debate".

Por fim, a ministra defendeu a participação dos ministros em comícios eleitorais. "Disseram que os ministros, ao invés de ir a comício, deveriam ficar trabalhando. Mas não podemos tirar do ministro a condição de cidadão. Só sou ministra porque sou cidadã e este questionamento é uma visão preconceituosa", opinou.

A ministra, que sofreu perseguição política nos anos da ditadura militar e chegou a viver na clandestinidade, concluiu, em tom de desabafo: "Não estamos mais na época de acreditar que os tecno-burocratas tinham razão. Lembro bem que naquela época diziam que estudante era para estudar, trabalhador era para trabalhar, e rebeldes eram para ficar na cadeia. Esta posição leva a isso. Não existe especialização de nenhuma pessoa. Todas as pessoas têm direito à cidadania e o direito de fazer política integra a cidadania."