Título: Gabeira critica Lando por ação 'equivocada'
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Nacional, p. A10

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) criticou ontem o relator da CPI dos Sanguessugas, senador Amir Lando (PMDB-RO), acusado de atuar de forma "equivocada" na comissão e de estar mais preocupado com sua candidatura ao governo de Rondônia. Lando resistiu a divulgar o nome dos envolvidos na máfia das ambulâncias e tem sido contra preparar um relatório parcial dos trabalhos no início de agosto. Ontem, o senador foi parte em alguns dos debates acalorados entre integrantes da CPI que se reuniram para discutir rumos da investigação.

Lando defendeu, por exemplo, a convocação do empresário Luiz Antonio Vedoin para depor na comissão. A medida gerou polêmica, pois seus opositores avaliam que isso atrasaria a divulgação do relatório parcial - o que pode interessar ao partido de Lando, o PMDB, que tem vários parlamentares envolvidos no escândalo.

Para Gabeira, o depoimento de Vedoin não é mais necessário e só servirá para acirrar os ânimos e dar palco a parlamentares.

Depois de muita discussão, ficou definido que o depoimento será restrito a um grupo de integrantes da Comissão e provavelmente ocorrerá na Polícia Federal de Cuiabá ou de Brasília, na próxima semana.

"Acho que o relator tem medo de cometer alguma injustiça, mas os fatos estão colocados", disse Gabeira. "O tempo que o relator precisa a mais não vai ajudar a apurar mais coisas. Se ele estivesse investigando exaustivamente, eu compreenderia. Mas ele pura e simplesmente não se move."

No final da tarde, a temperatura na comissão ficou mais baixa e o deputado verde saiu abraçado da CPI com o relator Lando.