Título: Ex-ministro de Lula e mais 32 são notificados por CPI
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Nacional, p. A10

O ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe (PMDB-MG) foi ontem um dos 33 novos parlamentares notificados pela CPI dos Sanguessugas para dar explicações sobre envolvimento com a máfia das ambulâncias. Saraiva, ministro do governo Lula entre julho de 2005 e março deste ano, foi citado à Justiça Federal por Luiz Antônio Trevisan Vedoin, um dos sócios da Planam, a central do esquema, e por Maria da Penha Lino, braço da quadrilha no Ministério da Saúde.

Com as notificações feitas ontem, sobe para 90 o número de parlamentares - 87 deputados e 3 senadores - envolvidos. Até a semana passada, a CPI já havia notificado 57 parlamentares, que são alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal.

Ontem, a CPI notificou parlamentares citados por Vedoin que não faziam parte da lista do STF. Ele havia acusado mais 25 ex-parlamentares.

¿São 90 os parlamentares investigados pela CPI. Mas, no relatório da comissão, esse número provavelmente será inferior aos 90 notificados¿, afirmou ontem o presidente da CPI, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ). Segundo ele, o relatório preliminar deve ser apresentado no dia 9 de agosto. A idéia é incriminar os parlamentares contra os quais a CPI tem provas contundentes e citar também os ex-parlamentares. ¿Têm ex-parlamentares que são candidatos em outubro e é importante a sociedade ter conhecimento dos fatos¿, argumentou Biscaia.

A cúpula da CPI decidiu notificar o ex- ministro após ter acesso ao depoimento de Vedoin. Ele afirmou que Maria da Penha era amiga de Saraiva e ¿fazia um trabalho extra-orçamentário para o ministro¿. ¿Tecnicamente, Saraiva Felipe está sendo notificado como deputado, mas o objetivo é ouvi-lo como ministro¿, disse o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

O fato de Saraiva Felipe, candidato à reeleição na Câmara, ser deputado foi o motivo para notificá-lo. O ex-ministro da Saúde Humberto Costa, candidato ao governo de Pernambuco e também citado por Vedoin, não foi notificado porque não tem mandato. A CPI também decidiu ouvir reservadamente Luiz Vedoin, em 1º de agosto.

Biscaia disse ainda que a CPI tem elementos para que o senador Magno Malta (PL-ES) seja incluído no relatório, caso confirme que usou por mais de um ano um carro da Planam. ¿Não é possível que por empréstimo se utilize veículo de uma empresa. Ele quebrou o decoro parlamentar¿, afirmou Biscaia.