Título: Resgate incluirá outras nacionalidades
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Internacional, p. A11

O governo brasileiro deverá incluir cidadãos argentinos, paraguaios, bolivianos e canadenses nas próximas viagens de resgate de brasileiros que estão no Oriente Médio e fogem da guerra no Líbano. A informação foi confirmada ontem pelo embaixador Everton Vargas, chefe de gabinete da secretaria-geral de Relações Exteriores do Itamaraty. De acordo com o diplomata, os países vizinhos solicitaram a inclusão ao País.

No caso da Bolívia, haveria apenas 15 pessoas a serem resgatadas. O Canadá já incluiu 53 brasileiros na sua operação de retirada e agora solicita reciprocidade do governo brasileiro. "Dentro das possibilidades e havendo lugares, vamos acomodar cidadãos de outros países, mas a prioridade continua a ser para brasileiros", disse Vargas. Pelas estimativas do Itamaraty, 850 brasileiros foram retirados do Líbano e levados à Turquia e à Síria pelas operações realizadas por Brasília. Outros 145 saíram do Líbano por seus próprios meios.

Hoje, um avião da FAB deve partir de Adana, às 22 horas (locais), com 150 brasileiros. Dia 27, outro vôo da FAB partirá de Adana, transportando 80 pessoas. No sábado, outro vôo trará ao Brasil mais 150 fugitivos. Hoje, sairá de Damasco, às 13 horas (horário local), um avião da TAM que chegará a São Paulo às 22h15, com 225 passageiros. Na sexta-feira, de novo em operação conjunta da TAM e da Gol, mais 225 devem embarcar às 9 horas da manhã, em Damasco, para chegar a São Paulo às 18h45. Segundo Vargas, a TAM está coordenando um terceiro vôo, ainda não confirmado. Ontem, mais 550 dos brasileiros que fogem do Líbano por terra partiram do Vale do Bekaa (Líbano) para Damasco, em comboio de ônibus. Amanhã, às 7 horas (horário de Damasco), parte um comboio de dez ônibus, também para a capital síria.