Título: Poder é dividido entre xiitas, sunitas e cristãos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Internacional, p. A11

A população do Líbano é composta por três grandes grupos religiosos: muçulmanos xiitas, muçulmanos sunitas e cristãos. Dos 3,8 milhões de libaneses, 60% são muçulmanos. Entre estes, os xiitas são maioria, estimada entre 35% e 40% da população. Esse porcentual pode ser mais alto porque os xiitas tem índice de natalidade maior e quase não emigram. Estão concentrados principalmente no sul do Líbano, no sul de Beirute, em Baalbek e no Vale do Bekaa.

Os sunitas são 25% da população. Estão dispersos pelo país. Um grupo à parte são os drusos, que formam 5% da população. São dissidentes dos muçulmanos xiitas e vivem predominantemente no sul de Beirute.

Os cristão são cerca de um terço da população, na maioria maronitas. Nas últimas décadas, houve redução desse grupo por causa da emigração e baixa natalidade.

Há 15 milhões de libaneses e descendentes espalhados pelo mundo. O Brasil tem a maior comunidade libanesa no exterior.

Para obter um equilíbrio entre as comunidades, decidiu-se na fundação do Líbano que o poder se dividiria, com um presidente cristão, um primeiro-ministro sunita e um presidente do Parlamento xiita. O atual presidente é o cristão Émile Lahoud. O primeiro-ministro é o sunita Fuad Siniora e o presidente do Parlamento, o xiita Nabih Berri.