Título: Varig diz que vai retomar 5 vôos
Autor: Alberto Komatsu e Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Economia & Negócios, p. B14

A Varig vai retomar hoje vôos diários a partir de São Paulo e Rio para cinco destinos no Brasil. Segundo a empresa, serão restabelecidos vôos para Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. Para o exterior, deverá ser mantida a rota para Frankfurt, agora com uma extensão para Buenos Aires. A ponte aérea continuará a ser operada sem alterações.

Segundo comunicado divulgado ontem à noite pela Varig, a empresa também fará, até a segunda-feira, vôos extras para cidades da Europa e da América do Sul. A companhia informou ainda que as empresas aéreas nacionais e estrangeiras continuarão a aceitar o endosso de passagens da Varig porque foram abertas novas linhas de crédito para a companhia.

A retomada dos vôos foi decidida após reunião realizada ontem entre representantes da empresa e técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde o final da semana passada, a Anac cobrava da Varig a retomada de rotas que foram suspensas após o leilão de venda da companhia para a VarigLog, na quinta-feira.

"Nós reconhecemos o desconforto que os passageiros passaram, mas todos podem ter certeza que estamos trabalhando firme e com rapidez para solucionar os problemas, recompor a malha e normalizar os serviços", disse o presidente da companhia, Marcelo Bottini.

Ainda segundo a nota, o conselheiro da VarigLog, Marco Antonio Audi,está negociando com empresas de arrendamento de aviões para "aumentar a frota" e "retomar vôos".

MULTAS Nos aeroportos, os atrasos e cancelamentos de vôos da Varig voltaram a provocar problemas para os passageiros. O Procon de São Paulo fez uma fiscalização no Aeroporto de Guarulhos e decidiu multar a empresa. As multas podem chegar a R$ 3 milhões.

A Varig está desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor de forma "flagrante" disse ao Estado o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita. Ele enviou notificação à Anac para que sejam cobrados esclarecimentos da Varig.

EXTERIOR Os últimos dias foram de muita confusão nos aeroportos, com o cancelamento dos poucos vôos da Varig que ainda restavam. Em Paris, mais de 30 pessoas - número que aumenta a cada dia - aguardam para serem realocadas em vôos de outras empresas. "Estamos sem perspectiva de saída", afirmou Leany de Sousa Lemos.

Leany conta que recebeu informação do gerente da TAM em Paris que não havia previsão de embarque antes do fim do mês por ser fim de férias e os vôos estarem lotados. Amanhã, um grupo de passageiros da Varig pretende fazer uma reclamação na embaixada brasileira.

Em Lisboa, mais de 30 brasileiros com bilhetes da Varig não conseguiram embarcar. A TAP - que realiza os vôos em seus aviões no sistema de code share com a empresa brasileira - não aceitou os bilhetes, alegando problemas nas reservas.

Muitos passageiros que iam para o escritório da Varig na parte da manhã recebiam a informação que a questão seria resolvida na parte da tarde. Só que à tarde o escritório fechou, assim como o balcão de atendimento da empresa no aeroporto de Lisboa.