Título: Nasrallah se reuniu com iraniano na Síria, diz jornal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/07/2006, Internacional, p. A11

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, estava na Síria ontem para conversações com autoridades locais e o grupo xiita libanês Hezbollah sobre os desdobramentos do conflito no Líbano, informaram três agências de notícias iranianas. A agência oficial do Irã, a Irna, não mencionou a visita.

De acordo com o diário kuwaitiano Al-Siyassah, o líder do Hezbollah, xeque Hassan Nasrallah, se reuniu com Larijani. Al-Siyassah é conhecido por sua oposição ao governo sírio, cujo partido dominante era ligado ao regime de Saddam Hussein (que invadiu o Kuwait em 1990, dando início à Guerra do Golfo).

O jornal destacou, citando "fontes sírias bem informadas", não identificadas no texto, que o objetivo da reunião era discutir meios de manter o fluxo do suprimento, aos combatentes do Hezbollah, de armas iranianas transportadas através do território sírio. Nasrallah teria ido para Damasco num carro com guardas sírios. Segundo Al-Siyassah, ele iria se encontrar também com o presidente da Síria, Bashar Assad.

Israel e EUA acusam Irã e Síria - os principais financiadores do Hezbollah - de terem entregue ao grupo equipamento militar pesado, incluindo mísseis de curto e longo alcance. A Guarda Revolucionária Iraniana, subordinada ao aiatolá Ali Khamenei, teria dado treinamento direto ao Hezbollah.

AHMADINEJAD Em um de seus costumeiros sermões de sexta-feira - o dia semanal de descanso e oração no Islã -, o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, afirmou ontem que Israel "ordenou a própria destruição" ao iniciar a invasão e a matança bárbara no Líbano. Ahmadinejad é um ultraconservador que segue a linha original da Revolução Islâmica de não aceitar a existência de Israel. Ele também põe em dúvida o Holocausto.