Título: Al-Qaeda pede união de sunitas e xiitas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/07/2006, Internacional, p. A11

Em um vídeo, o nº 2 da rede terrorista Al-Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, pediu ontem a união de sunitas e xiitas contra Israel e anunciou que responderá "aos ataques aos muçulmanos no Líbano e na Faixa de Gaza". A fita foi exibida ontem pela TV árabe Al-Jazira, do Catar. "A guerra com Israel não é por um tratado,acordo de cessar-fogo. É antes uma guerra santa pela liberação da Palestina, toda a Palestina. bem como toda a terra que foi lar do Islã, da Andaluzia ao Iraque", disse Zawahiri, destacando que a guerra é contra todos os cruzados (o mundo cristão), que provêem as armas a Israel.

A Al-Qaeda é uma organização originária na seita sunita, formada com o objetivo de criar um grande Estado islâmico no mundo árabe, incluindo até as regiões de onde foram expulsos na Espanha, no século 15. O Hezbollah é um grupo surgido na comunidade xiita do Líbano, durante a resistência à invasão israelense, em 1982. Já o Hamas, que atua apenas nos territórios palestinos e Israel, é um movimento nacionalista e sunita.

Nem o Hezbollah nem o Hamas têm ligação com a Al-Qaeda. Além disso os extremistas sunitas, e a Al-Qaeda em particular, desprezam os xiitas, que consideram hereges.