Título: Lula assume candidatura amanhã e repete dobradinha com Alencar
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2006, Nacional, p. A5

Embalado pelo slogan "Lula de novo. Com a força do povo", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá oficialmente amanhã sua candidatura à reeleição, apresentando como companheiro de chapa o vice José Alencar, do PRB. O convite de Lula a Alencar foi feito ontem, horas depois do desabafo do vice, que se sentiu desprestigiado pelo presidente. Na convenção nacional do PT que homologará a candidatura de Lula a um segundo mandato, Alencar será confirmado como vice da chapa, numa repetição da vitoriosa dobradinha de 2002.

Antes da conversa com o presidente, porém, ele não escondeu a contrariedade com a demora na definição de seu destino. Lembrou que, em 2002, foi convidado por quatro partidos para ser o parceiro de Lula. "Eu provavelmente não tenha feito por merecer um novo convite", afirmou. "Naquele tempo, gostavam de mim. Mas sou muito tranqüilo e, provavelmente, Deus está me protegendo."

Lula chamou Alencar para um tête-à-tête. "Que é isso, Zé? Você é e vai ser meu vice", insistiu. Depois, comunicou a escolha ao presidente do PSB, deputado Eduardo Campos (PE). Candidato ao governo de Pernambuco, Campos assistiu ao jogo entre Brasil e Japão ao lado de Lula, no Palácio da Alvorada, junto com o ex-ministro Ciro Gomes, do PSB, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e vários ministros.

Campos e Ciro chegaram a ser cotados para vice de Lula por auxiliares palacianos, mas o presidente nunca oficializou o convite. Não queria magoar Alencar, um empresário de Minas, o segundo maior colégio eleitoral. Mais: acha que, machucado, ele poderia provocar aborrecimentos.

Na conversa de ontem, Ciro e Campos prometeram a Lula lutar para que o partido integre sua coligação, com o PT, o PC do B e o PRB, independentemente de indicar o vice. Mas não está fácil. "A questão não passa pelo vice. O que não podemos é dividir o partido, e temos outros problemas para resolver, como a cláusula de barreira", afirmou o presidente do PSB, à saída do Alvorada, numa referência ao dispositivo da Lei Eleitoral que obriga os partidos a obterem 5% dos votos válidos no País e 2% em nove Estados, se quiserem sobreviver a partir de 2007.

Mesmo que não case de papel passado com o PT por causa da cláusula de barreira e das divergências estaduais, o PSB vai apoiar Lula. Campos e o presidente do PC do B, Renato Rabelo, foram convidados para discursar amanhã na convenção do PT, ao lado de Lula, Alencar e Berzoini.

"É um sinal de nossa relação histórica com o PSB e o PC do B, mesmo se não estivermos aliados formalmente", argumentou Berzoini. Questionado sobre o desabafo de Alencar, o deputado petista foi diplomático. "Alencar é muito leal e nós o amamos com ou sem irritação."

No Minas Tênis Clube, onde será realizada a convenção do PT, o slogan "Lula de novo. Com a força do povo" vai decorar o salão principal, vestido com verde, amarelo, azul e branco. A estrela do PT, vermelha, aparece embaixo. O jingle da campanha é um baião que apela para o lado emocional e tem o slogan do povo como refrão.

A convenção marcará o início da quinta campanha presidencial de Lula, que, desta vez , vai aparecer como candidato nos braços do povo. Amparado por pesquisas que indicam sua vitória no primeiro turno com ampla vantagem sobre o adversário do PSDB, Geraldo Alckmin, Lula abraçará de uma vez por todas o populismo e venderá a imagem de pai dos pobres.

Toda a "produção" para o mote "Lula de novo" foi monitorada por pesquisas, sob o comando do publicitário João Santana.