Título: PMDB lança Quércia em reação a veto de Serra
Autor: Ana Paula Scinocca e Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2006, Nacional, p. A5

A Executiva Estadual do PMDB ratificou ontem a pré-candidatura de Orestes Quércia ao governo de São Paulo, um dia após o nome do ex-governador ter sido vetado para o posto de vice na chapa encabeçada pelo pré-candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, José Serra. O anúncio oficial do nome de Quércia foi feito por ele próprio, também presidente estadual do PMDB, depois de longa conversa com o presidente nacional do partido, Michel Temer.

Antigos desafetos, Temer e Quércia deram entrevista em separado, na sede do partido em São Paulo. Temer falou primeiro. Disse que a candidatura de Quércia "é para valer" e ajudará o PMDB a reforçar as suas bancadas federal e estadual. "Depois de tudo o que aconteceu, avaliamos que não ter candidatura própria seria prejudicial à unidade do PMDB em São Paulo", disse Temer, referindo-se ao veto dos tucanos ao nome de Quércia. Serra nunca escondeu que preferia Temer como seu vice, mas essa opção foi vetada por Quércia.

Temer frisou que a aliança com o PSDB em São Paulo ficou inviabilizada por "desacertos e desajustamentos políticos". Diante da definição tardia do PMDB em torno da candidatura própria no Estado, ele avaliou que dificilmente o partido conseguirá fechar uma aliança e os candidatos a vice e ao Senado também devem ser da própria sigla. "Ficou tudo prejudicado. Mas não vamos entrar na disputa apenas para marcar presença. Vamos entrar pra valer."

Ao anunciar o seu ingresso na briga pelo Bandeirantes, Quércia reconheceu que a disputa será "difícil", mas destacou que "a vitória não é impossível". Negou que sua entrada em campo seja um acordo camuflado com o PT do senador Aloizio Mercadante. Os petistas acreditam que a candidatura de Quércia pode evitar que Serra vença em primeiro turno, como apontam hoje as pesquisas.

"Minha candidatura não é braço de ninguém", assegurou Quércia. Mesmo depois do anúncio, os tucanos duvidaram de que o lançamento de Quércia fosse para valer. Alguns deles ironizaram a decisão, dizendo que o ex-governador apenas "fixava seu preço". Anteontem, quando se lançou candidato, Quércia ainda não havia encerrado as conversas com o PSDB.

Depois de saber que o seu nome não era aceito pelos tucanos, sugeriu Marcelo Barbieri, ex-subchefe da Casa Civil na gestão de José Dirceu, vetado na hora por Serra. Então, Quércia propôs Alda Marco Antônio. Serra não a conhecia e pediu tempo para examinar.

Ontem, o tucano disse que não dava as negociações por encerradas. A novela tem prazo para terminar. A convenção do PMDB em São Paulo é amanhã.