Título: Sindicato acha que sócios da Volo são 'laranjas'
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) está disposto a usar todos os recursos possíveis para impedir a venda da VarigLog para a Volo do Brasil. Sem a aprovação, dificilmente a Volo, que tem como sócio o fundo americano Matlin Patterson, conseguirá concretizar sua proposta de aquisição da Varig.

O Snea entrará hoje com representação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com pedido de vistas do processo. O sindicato acusa os sócios brasileiros do Matlin de atuarem como "laranjas" para driblar a exigência legal que limita em 20% a participação de estrangeiros em empresas aéreas. O sindicato quer saber se os dois documentos exigidos pela Anac para aprovar o negócio foram entregues. Os documentos referem-se à comprovação da origem dos recursos que os sócios brasileiros - Marcos Haftel, Luís Eduardo Gallo e Marco Audi - tomaram emprestados para compor o capital da Volo.

A Anac exigiu uma declaração de patrimônio dos sócios e a cópia do contrato dos empréstimos. "Queremos ter certeza de que os documentos foram entregues", diz o diretor de Relações Governamentais do Snea, Anchieta Hélcias. Se foram entregues, o Snea vai solicitar perícias para verificar sua legalidade no Banco Central e na Comissão de Valores Mobiliários. "Acreditamos que a Anac seguirá a lei e não se curvará a pressões políticas." Está marcada para hoje às 10 horas, em Brasília, uma reunião para deliberar sobre a venda da VarigLog. A Volo condicionou sua proposta para a compra da Varig à aprovação da compra da VarigLog.

A Volo tem assessoria jurídica do advogado Roberto Teixeira - compadre do presidente Lula - e de sua filha Valeska, também advogada. Valeska passou o dia ontem em Brasília em reuniões na Anac e na Casa Civil. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estaria, dizem fontes do setor aéreo em Brasília, pressionando a Anac para aprovar a venda da VarigLog, para resolver a crise da Varig.