Título: O prazer de ver a Copa vira um pesadelo
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

O comerciante Soelane Eber Amando Granja, de 44 anos, realizou o sonho de ir a uma Copa do Mundo. Mas, por incrível que pareça, desembarcou decepcionado, ontem de manhã, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio. "A Varig estragou a festa dos brasileiros na Alemanha. Há muita gente querendo voltar para casa e não consegue", disse ele, que assistiu aos dois primeiros jogos da Seleção brasileira, contra a Croácia e a Austrália.

Granja disse que contou com a sorte e "a ajuda divina" para embarcar num vôo da Varig no Aeroporto Internacional de Frankfurt onde, segundo ele, a situação é crítica. "Há pelo menos 30 pessoas na fila de espera, sem contar que alguns estão sem dinheiro para ficar lá por mais dias.Nem todo mundo é rico. É desesperador".

Nervoso, o comerciante criticou o governo. "Quem manda no País tem a responsabilidade de ajudar os brasileiros a voltar para casa. É hora de tomar providências", reclamou. Ele só mudou de humor ao falar sobre a experiência de ir a uma Copa do Mundo. "É sensacional. Os estádios são lindos e a organização é demais. Fico emocionado só de lembrar. Tomei muita cachaça e curti sem parar".

Até o início da tarde, Granja não sabia se conseguiria vôo para Pernambuco. De lá, iria de carro para Salvador, onde mora. Ele viajou para a Alemanha com quatro conterrâneos. Um deles, o auditor fiscal Edmundo Filgueira Cruz, de 38 anos, estava inconformado com o cancelamento dos vôos: "É bem provável que a gente não assista ao jogo do Brasil contra o Japão (disputado ontem à tarde), nem vá à festa de São João amanhã (hoje). Não devo chegar a tempo. É uma falta de respeito".

Apesar de tudo, Cruz já planeja ir à Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, mas fez uma ressalva: "Apesar do bom atendimento dos funcionários, viajar de Varig, nunca mais. Vou procurar uma empresa internacional."

De manhã, de acordo com a Infraero, a Varig cancelou nove vôos no Aeroporto Internacional do Rio. Ainda foram cancelados três vôos de Ponte Aérea da Varig, no Aeroporto Santos Dumont.