Título: Varig tem 28 mil passageiros no exterior para voltar até dia 30
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

Cerca de 28 mil brasileiros estão no exterior com passagem da Varig marcada para voltar ao Brasil até 30 de junho, informou ontem o diretor-geral da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi. Os números foram atualizados pelos técnicos da agência reguladora, que estão tendo acesso ao sistema de reservas e vendas de bilhetes da companhia aérea desde terça-feira à noite. Zuanazzi reconheceu "que estão ocorrendo transtornos" para que muitos passageiros sejam atendidos por outras empresas, mas ainda assim disse que todos estão sendo transportados.

"Não estou minimizando o transtorno dos usuários, mas, no contexto de um plano de emergência, acho que estão sendo um sucesso os reembarques", afirmou Zuanazzi. Somente ontem, de acordo com a Anac, 2.963 pessoas deveriam retornar ao País de vários locais no exterior e tiveram seus bilhetes da Varig endossados por outras empresas. Segundo Zuanazzi, houve problemas para reembarque de apenas 60 pessoas que estavam voltando de Nova York.

Os problemas podem se agravar, no entanto, se a Varig, que já suspendeu 70% de seus vôos internacionais até o fim desta semana, continuar com aviões parados na semana que vem. O último balanço divulgado pela Infraero informou que foram cancelados ontem pela companhia aérea, de zero hora até as 13 horas, 118 vôos de um total de 189 previstos para o período. Com isso, o porcentual de cancelamento até aquele momento foi de 62%. No mercado doméstico, foram cancelados 95 vôos, de 157 programados. No internacional, não foram realizados 23 vôos de um total de 32 previstos.

Segundo Zuanazzi, dos 28 mil passageiros com bilhetes da Varig no exterior, 13 mil estão em países europeus. Especificamente na Alemanha, onde se realizam os jogos da Copa do Mundo, são 5.600 clientes com bilhetes de volta marcados.

Pelo levantamento da Anac, quatro mil pessoas estão na América do Norte e outros 10.800 estão em países da América do Sul. "A Varig está realizando acordos bilaterais com as demais empresas aéreas (estrangeiras) para que elas aceitem endosso dos bilhetes. Essa é uma dívida da empresa", disse o diretor-geral da Anac.

Segundo ele, os problemas maiores estão sendo enfrentados por brasileiros que adquiriram passagens da Varig nos Estados Unidos e não por aqueles que compraram os bilhetes ainda no Brasil. Ele explicou que isso se deve ao fato de haver diferenças entre as legislações da aviação civil americana e brasileira. "Estamos, no entanto, conversando com o Itamaraty para solucionar tudo isso a contento", garantiu Zuanazzi.

Como o plano emergencial só pode ser colocado em operação no caso de paralisação efetiva da Varig, a Anac solicitou às empresas vôos extras para dar conta da demanda provocada pela paralisação parcial anunciada pela Varig. Entre ontem e hoje, a TAM pôs 14 vôos extras. Outros dez serão operados no final de semana. A Gol também fará um reforço com 47 vôos extras entre hoje e segunda-feira. Já a OceanAir espera autorização da Anac para novas rotas para pôr em operação 7 aeronaves Fokker 100.

No Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do País, os balcões de check-in da TAM e da Gol estavam abarrotados. Na Gol, em certos momentos, a fila seguia ao longo de todo o corredor de ligação entre o terminal de embarque e o saguão central.