Título: Petista anuncia candidatura à reeleição no sábado
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/06/2006, Nacional, p. A5

A convenção do PT que vai homologar no sábado a candidatura do presidente Lula à reeleição pode deixar em aberto o nome do vice na chapa. Até agora, a tendência é que a vaga fique para o vice-presidente José Alencar (PRB), mas o PT ainda está negociando com o PSB.

Em reunião com a coordenação política do governo ontem, Lula pediu atenção especial dos ministros para sua agenda de presidente e candidato depois do dia 30, data máxima permitida para inaugurações pela Lei Eleitoral. "A legislação não proíbe, por exemplo, a presença do presidente realizando inspeções de trabalho, de obras, de projetos em andamento", afirmou o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

"Qualquer tipo de palavra e de movimento pode ser interpretado como campanha. O presidente nos pediu cuidado especialíssimo na separação de sua agenda." O planejado, disse Tarso, é Lula despachar projetos de governo durante a semana e no fim de semana acertar compromissos com o comitê eleitoral e "trabalhar pela reeleição".

À noite, em Santo Estevão (BA), Lula confirmou que pretende continuar viajando. "Temos muita coisa por fazer neste país e o presidente não pode ficar trancado no gabinete."

Em Brasília, questionado se o presidente pretende acelerar obras, Tarso respondeu negativamente. "Não há preocupação de acelerar qualquer ritmo de obras para que isso seja aproveitado eleitoralmente", disse. Ele também afirmou que só neste sábado Lula assumirá publicamente sua pretensão de se reeleger.