Título: Impasse sobre despejo continua e sem-terra não soltam boiada
Autor: João Naves
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/06/2006, Nacional, p. A15

As negociações em torno da desocupação da Fazenda Teijin, em Nova Andradina (MS), chegaram a um impasse. Sem uma decisão da Justiça Federal sobre a ordem de despejo, o clima de tensão aumentou entre as 1.057 famílias que ocupam há dois meses a propriedade.

Líderes ameaçavam ontem provocar "um estouro de boiada", soltando 10 mil animais na BR-267, que passa em frente à fazenda, se a ordem fosse mantida. Como não houve resposta, os sem-terra não soltaram os bois. "Se o despejo não acontecer, não perderemos nossos lotes já definidos pelo Incra", disse um líder do protesto, que começou há dez dias, depois que a Justiça Federal suspendeu a desapropriação da Teijin.

"Tive despacho com os juízes federais em Dourados. Disseram que estavam tomando providências, porém não puderam decidir o problema", contou o advogado do Grupo Teijin Rubens Antonangêles.

A direção do Movimento dos Sem-Terra (MST) está em Brasília tentando uma saída política para amenizar a pressão e evitar manifestações violentas. Na fazenda, MST e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) organizaram frentes contra o despejo nas quatro porteiras.