Título: Defesa convoca outras aéreas para reunião de emergência
Autor: Alberto Komatsu e Mônica Ciarelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/06/2006, Economia & Negócios, p. B1
Ontem, pouco após o anúncio da decisão do juiz Luiz Roberto Ayoub - que cuida do processo de recuperação da Varig -, os presidentes de todas as companhias aéreas do País foram convocados para uma reunião em caráter de urgência no Ministério da Defesa. A reunião, convocada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, está marcada para as 10h de hoje e terá a presença do Comando da Aeronáutica e da direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero. Segundo fontes em Brasília, desde quinta-feira funciona no ministério uma sala de crise para aplicar um plano de emergência em caso da decretação de falência da Varig. A paralisação das atividades da empresa está sendo aguardada para hoje, segundo as fontes.
As companhias aéreas internacionais que participam do sistema de compensação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) foram avisadas ontem pela entidade para que não aceitem mais endossos de bilhetes da Varig em vôos internacionais. O sistema de compensação é um acordo que permite que um passageiro de uma companhia embarque no vôo de outra, em caso de cancelamento, por exemplo. Depois, as empresas fazem um acerto de contas.
Ontem à tarde e no início da noite circularam boatos de que a Varig suspenderia todos os vôos internacionais. Diferentemente da semana passada, a Varig ontem não forneceu nenhuma informação sobre cancelamentos de vôos. A única notícia disponível estava no site da Infraero.
Até as 21h10, as informações fornecidas pela Varig na página do site da Infraero davam conta de 8 cancelamentos só no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Desses, 4 eram para a América Latina e 2 para os Estados Unidos. O vôo para Miami das 23h55 estava confirmado até as 21h. Os outros 2 cancelamentos do dia foram de vôos domésticos.