Título: Crise faz a qualidade de serviços despencar
Autor: Alberto Komatsu e Mônica Ciarelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

Com o agravamento da crise financeira, os serviços da Varig despencaram em qualidade desde o início do ano até maio, segundo as avaliações técnicas mensais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a Anac, a eficiência operacional da companhia no cenário nacional caiu de 82% em janeiro para 55% em maio. Em abril, o índice era de 61%.

A expectativa é que os dados de junho, que deverão ser divulgados até o dia 10 pela agência, mostrem piora ainda maior, já que nas últimas semanas a Varig tem cancelado e atrasado vários vôos domésticos e internacionais. Segundo os dados da agência, a empresa aérea tem autorizações para operar cerca de 180 vôos diários.

Segundo as estatísticas, no quesito regularidade das rotas domésticas, o indicador da Varig caiu de 69% em abril para 62% em maio. Em janeiro, o índice estava em 96%. Em relação à pontualidade dos vôos domésticos permaneceu em 89% de abril para maio. Nas rotas internacionais, a eficiência caiu de 69% para 57% de abril para maio. Em janeiro, era de 78%.

A regularidade nos vôos internacionais, de acordo com os números, despencou de 80% para 65% de abril para maio. Em janeiro, esse índice era de 90%. No quesito pontualidade, o índice foi de 86% para 87%, de abril para maio.

Com isso, os concorrentes da Varig estão ocupando espaços e melhorando a qualidade, de acordo com os técnicos da Anac. Em relação à eficiência operacional nas linhas domésticas, por exemplo, a TAM subiu de 92% para 93%, de abril para maio. Nesse período, o indicador de regularidade permaneceu em 95%. A pontualidade ficou estável em 97%.

Nos vôos internacionais, setor no qual a TAM pretende se expandir nos próximos meses, a empresa recebeu da Anac um índice de eficiência operacional de 98% em maio. A regularidade permaneceu em 100% e a pontualidade subiu de 97% para 98%, de abril para maio.

A Gol, segunda maior empresa do mercado doméstico, registrou em maio um índice de eficiência operacional de 94%, ante 91% de abril. Essa alta foi acompanhada de melhora no indicador de regularidade, de 93% para 96%. A pontualidade ficou estável em 98%.

No vôos internacionais, a Gol teve alta no índice de eficiência operacional de 95%, em abril, para 99%, em maio. Em regularidade, o índice da Gol subiu de 96% para 99%, e na pontualidade, de 99% para 100%.