Título: MST libera escolha de militante
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2006, Nacional, p. A5

Apesar de próximo do PT, o Movimento dos Sem-Terra (MST) decidiu ficar oficialmente à margem das manifestações de apoio à reeleição do presidente Lula. No primeiro turno, segundo a coordenação nacional, os militantes do movimento estão liberados para apoiar o candidato que quiserem. Se houver segundo turno, o MST poderá recomendar o voto no petista.

Tradicionalmente, nas eleições presidenciais o MST pede votos para os candidatos do campo democrático popular de esquerda. Em eleições anteriores, isso era quase sinônimo de candidatos do PT. Neste ano, é possível que parte do apoio migre para Heloísa Helena, do PSOL, que adota um discurso mais radical. Alguns líderes do MST acreditam que uma votação expressiva da senadora pode ter reflexos no segundo mandato de Lula, empurrando-o para a esquerda.

A neutralidade adotada pelo MST na eleição presidencial favorece as negociações das coordenações regionais da organização. Por todo o País, os sem-terra se articulam para apoiar os candidatos mais identificados com sua causa, independentemente do partido.