Título: José Alencar faz cirurgia hoje para retirar tumor
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2006, Nacional, p. A5
O vice-presidente José Alencar foi internado ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e será submetido hoje a uma cirurgia para retirada de um tumor no abdome. O médico da família de Alencar, Manoel Luiz Cataldo, informou à noite que o tumor foi detectado em um exame de rotina realizado na semana passada. "É uma lesão localizada na parte posterior do abdome, junto à musculatura", disse Cataldo.
Ele acrescentou que só depois da operação é que será feita a biópsia, exame para saber de que tipo de tumor se trata. A cirurgia será feita por uma equipe do hospital, a partir das 8h30, com duração prevista de três horas e meia. Alencar, de acordo com o médico, deve ter alta no fim da semana. Segundo assessores, o vice demonstra segurança e confiança nos resultados da cirurgia.
Até ontem, Alencar estava exercendo o cargo de presidente da República em substituição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontrava na Rússia, participando da reunião do G-8. Desde a constatação do tumor, na sexta-feira, ministros e assessores do Palácio do Planalto mantiveram em sigilo o estado de saúde de Alencar, que novamente será candidato a vice na chapa de Lula pela reeleição.
Não é a primeira operação que Alencar faz no Sírio-Libanês desde que assumiu como vice-presidente. Em fevereiro de 2004, ele foi internado às pressas e submetido a uma cirurgia para retirada da vesícula. O vice estava no Rio quando sentiu fortes dores abdominais. Foi internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, e depois removido para São Paulo.