Título: Bush: 'O Hezbollah precisa parar com essa m...'
Autor: Reali Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2006, Internacional, p. A10
Um bate-papo privado na hora do almoço entre líderes mundiais reunidos em São Petersburgo foi captado por um microfone e o que se ouviu não foram só assuntos importantes, mas também banalidades - incluindo palavrões do presidente dos EUA, George W.Bush, sobre os ataques do Hezbollah a Israel.
Em conversa com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, durante almoço de encerramento da reunião do G-8, Bush falou de sua frustração com a ONU e indignação com o Hezbollah e seus patrocinadores na Síria.
"O irônico é que eles precisam conseguir que a Síria faça o Hezbollah parar com essa merda, e aí acaba", dizia Bush a Blair. O líder americano comentava com Blair sua conversa com o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Bush teria dito a Annan para telefonar ao presidente sírio, Bashar Assad, para "fazer alguma coisa acontecer". Bush sugeriu que a secretária de Estado Condoleezza Rice poderia em breve visitar a região.
Os comentários do presidente foram ouvidos quando os líderes posavam para uma foto durante o almoço. Ninguém percebeu que o microfone estava ligado.
Bush conversou também com outros líderes, comentando desde assuntos sérios, como a escalada da violência no Oriente Médio, até banalidades, como sua preferência por Coca-Cola diet e um presente que havia recebido.
Blair, cujas observações não foram ouvidas com nitidez, parecia estar insistindo com Bush quanto ao envio de uma força internacional de paz para a região.
Ao falar com Vladimir Putin, Bush ficou surpreso que o presidente russo vá levar oito horas para chegar à capital russa, quase tanto tempo quanto o do vôo de Bush para Washington. A resposta de Putin não foi captada.
"Você vai levar oito horas? Eu também. A Rússia é um grande país... A Rússia é grande e a China também", comentou o presidente americano.