Título: SP destruiu programas sociais, acusa Mantega
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2006, Nacional, p. A5

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou ontem o governo do PSDB em São Paulo, em resposta ao candidato a presidente, Geraldo Alckmin. Acusou o ex-governador de destruir programas sociais para ajustar as contas do Estado. "Estamos trabalhando corretamente. O mais importante é que estamos compatibilizando a política fiscal com uma política econômica e social eficiente. Não adianta fazer uma bela política fiscal e cortar tudo como (Alckmin) fez em São Paulo, destruindo programas sociais."

Alckmin dissera que a política de combate à inflação do governo federal, com elevação dos juros, é exacerbada porque a política fiscal, de controle de gastos, é frouxa. Mantega afirmou que Alckmin também reduziu salários para fazer o ajuste.

Em São Paulo, o líder da bancada do PSDB na Assembléia, Edson Aparecido, rebateu o ministro. Disse que a gestão de Lula é "marcada pela total irresponsabilidade fiscal e promoveu uma anarquia" das contas públicas. "O ajuste fiscal de São Paulo foi reconhecido internacionalmente pela Moody's, a maior agência mundial de classificação de risco", afirmou.