Título: Na loja, muita gente, mas ninguém comprando
Autor: Alberto Komatsu e Irany Tereza
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2006, Economia & Negócios, p. B15

Numa das lojas da Varig em São Paulo o movimento foi intenso ontem à tarde. Fila para gastar as milhas, trocar de companhia, remarcar vôos cancelados, cancelar viagens. Ninguém para comprar passagens. "As pessoas estão acompanhando a crise. Quem vai comprar um bilhete da Varig na incerteza de viajar?", comentou o agente de viagens Leandro Sanches.

A agência em que ele trabalha faz reservas para empresas. Desde que os vôos começaram a ser suspensos, a Varig foi descartada. "Comunicamos aos clientes de que não contaríamos mais com os serviços da companhia." Sanches lamenta porque a Varig era a que oferecia as passagens mais baratas para a Ponte Aérea, além de ter um atendimento diferenciado.

O aposentado Roberto Camilo decidiu arriscar e se arrependeu. No final de maio, comprou quatro passagens para viajar com família para Milão. Duas foram adquiridas pelo Programa Smiles e as outras parceladas no cartão de crédito. Com o agravamento da crise, a família preferiu passar as férias em casa a ter de se incomodar com prováveis cancelamentos de vôos. "Só agora a ficha caiu. Essa empresa não levanta mais." Ontem, Camilo foi à loja da Varig pedir o cancelamento da viagem. Caso não fosse atendido pela companhia, solicitaria à operadora do cartão de crédito que as parcelas não fossem debitadas.

A produtora Camila Carmona também resolveu arriscar, mas nem tanto. Em julho ela vai para o Canadá. Já está tudo planejado e confirmado, por isso a passagem não poderia ser da Varig. Apesar de ter milhas acumuladas, preferiu comprar o bilhete em dinheiro, em outra companhia. Para não perder a milhagem, que pretendia juntar até conseguir ir para a Europa no ano que vem, programou uma viagem "sem compromisso" para Buenos Aires. "Vou acabar com as milhas para não perdê-las em caso de falência."

Mas ainda há quem queira continuar no Programa Smiles. O empresário Abdala Hesser disse que vai acumular milhas "até o fim". "Se tiver de perder, paciência." Ontem, ele emitiu um bilhete para a filha viajar. Com a Varig, gastaria menos milhas, mas optou pela Lufthansa. "Assim tenho a certeza de que ela vai decolar."

Segundo a assessoria de imprensa da Varig, o Programa Smiles continua funcionando normalmente.