Título: Aécio vai a evento com presidente e diz que o recebe 'com muita satisfação'
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2006, Nacional, p. A7

Em pleno acirramento da disputa pela Presidência, o governador Aécio Neves (PSDB) participou ontem de solenidade ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prometeu que repetirá esse gesto ao longo da campanha. Segundo ele, estavam ontem no Museu Casa Natal de Santos Dumont, no Parque Cabangu, em Santos Dumont (MG), não adversários políticos, mas "o presidente e o governador de Minas", em ato administrativo, para homenagear o centenário do primeiro vôo do avião 14 BIS em Paris, a ser completado em outubro.

Na véspera, o PSDB mineiro chegara a anunciar que Aécio não iria. A confirmação da presença veio à noite, pela assessoria do governador. "Não é porque alguém é meu adversário que tem todos os defeitos. Não é porque alguém é meu aliado que tem apenas virtudes", disse Aécio. "Portanto, estou aqui com muita satisfação comemorando uma data que para o Brasil é muito importante, mas para Minas é uma das mais grandiosas páginas da nossa história."

Ele afirmou ainda que o amadurecimento da democracia brasileira permite que os homens públicos saibam cumprir suas funções institucionais, para no momento adequado fazerem campanha. "Acho que você não precisa, porque o eventual presidente da República é de outro partido, seu adversário político, deixar de ter com ele relações administrativas e mesmo de cordialidade, como as que tenho. No campo eleitoral, temos as nossas diferenças, estaremos em campos opostos."

Aécio negou estar constrangido, repetiu que Geraldo Alckmin é seu candidato a presidente, mas afirmou estar feliz por participar da solenidade ao lado de Lula. A atitude contrasta com a posição do comando da campanha de Alckmin, que ataca duramente o presidente.

Na visita, de caráter oficial, Lula - ao lado do governador, de ministros e de autoridades locais - conheceu as obras da sede administrativa do museu, que receberam R$ 600 mil do governo federal, onde será abrigado o acervo do inventor.

Hoje, Aécio recebe Alckmin. É possível que os dois se encontrem com o ex-presidente Itamar Franco, que o PSDB corteja, tentando apoio para a disputa presidencial.