Título: Aliados fazem por Lula discurso de campanha em solenidade oficial
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2006, Nacional, p. A7

Em sua estratégia para tentar diferenciar suas agendas na Presidência e na campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou ontem falar de política nas solenidades oficiais de comemoração dos 100 anos do vôo do 14 BIS, mas dois participantes de uma das cerimônias de homenagem ao pai da aviação, Alberto Santos Dumont, se encarregaram de defender pública e apaixonadamente seu governo.

Antes que o presidente, num discurso de menos de 20 minutos, exaltasse a trajetória do cientista mineiro que fez seu primeiro vôo num aparelho mais pesado que o ar em Paris, em outubro de 1906, o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, e o prefeito de Santos Dumont, Evandro Néri (PT), fizeram longos discursos de elogio à administração de Lula. Dulci chegou a fazer um paralelo entre a gestão do petista e a façanha de Dumont.

"Nada melhor do que comemorar o centenário da principal descoberta de Santos Dumont quando o Brasil, após anos de estagnação como um avião sem peças, voltou a voar, sob o comando do presidente Lula", discursou Dulci, que é natural da cidade, na cerimônia no Tangará Tênis Clube. "Talvez não seja ainda um supersônico, mas se sustenta bem no ar, como 14 BIS se sustentava."

Diante de cerca de mil pessoas, o prefeito Néri concentrou seus elogios sobretudo na ação do governo federal na cidade, citando obras e programas sociais, como o Farmácia Popular e o Luz Para Todos. "O senhor certamente não sabe disso, mas lá de Brasília conseguiu diminuir drasticamente o número de pessoas que nos procuram na prefeitura pedindo ajuda e cesta de mantimentos", disse o prefeito.

Tentando se comportar mais como presidente, Lula falou muito do homenageado, nascido na cidade quando ainda se chamava Palmira, no século 19, e defendeu a necessidade de os brasileiros cultuarem seus heróis. "Não é pouca coisa prestarmos homenagem a um herói tão importante, a um cientista que, se não fosse brasileiro, certamente se fosse francês, ou americano ou inglês, teria seu nome cantado em verso e prosa em todos os carnavais", afirmou.

Segundo o presidente, "os americanos até hoje pensam que foram eles que inventaram o avião quando na verdade a única prova que a humanidade tem de algo mais pesado que o ar levantar do chão e voar é exatamente o 14 BIS do nosso querido Santos Dumont". Lula também lembrou o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e o escultor Aleijadinho, para homenagear Minas Gerais.

Bem-humorado, ergueu como um troféu o busto de Santos Dumont que ganhou de Jorge Dumont, sobrinho-neto do pai da aviação. Também foi condecorado com o Grão-Colar do Mérito de Cabangu, concedido pela Fundação Casa de Cabangu. Após a solenidade, tentou descer para cumprimentar populares, mas desistiu diante da passagem bloqueada por grades.