Título: Cristovam não explica denúncia
Autor: Bruno Winckler
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2006, Nacional, p. A7

O candidato do PDT à Presidência, senador Cristovam Buarque, assim como a senadora e candidata Heloísa Helena (PSOL),também teve sua campanha afetada por erros cometidos por funcionários do seu gabinete. Na terça-feira, Heloísa demitiu um assessor que utilizou a máquina do Senado para divulgar sua agenda de candidata. A assessora de Cristovam, Neblina Orrico, cometeu o mesmo erro.

Ontem, em São Paulo, Cristovam disse que ainda não decidiu a atitude que vai tomar a respeito do uso da estrutura de seu gabinete do Senado para divulgar sua agenda de candidato.

"Eu tomei conhecimento do problema ontem (terça-feira) e prefiro aguardar o posicionamento dos meus advogados para saber o que vou fazer", disse Cristovam. "Se houve algum deslize que meus advogados não consigam justificar legalmente, vou tomar as medidas cabíveis sugeridas por eles", afirmou. Indagado se já não é um erro claro o uso de máquina pública para divulgar sua campanha, o candidato tentou se explicar. "Mas ela mandou a agenda da campanha ou do senador? A agenda do candidato é a mesma do senador", justificou, reafirmando que só definirá sua posição depois de reunir-se com seus advogados.

A assessoria de imprensa de Cristovam não se manifestou sobre o assunto. Sua advogada, Patrícia Rios, afirmou que Cristovam sempre primou pela ética e pela legalidade em toda a sua vida política e que, em breve, os eventuais erros serão sanados.

NO BANCO

Em cima de um banquinho na Rua Direita, no centro de São Paulo, Cristovam voltou a falar da revolução que pretende causar na educação. Com um alto-falante, discursou para militantes, em uma platéia de cerca de 50 pessoas. "O Brasil só sairá do seu estado de estagnação se der à educação a atenção que ela merece. Não seremos o país do futuro se não investirmos hoje no futuro das crianças", disse o senador.