Título: Mais de 1.300 deixaram o Líbano em duas semanas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2006, Internacional, p. A12
O governo conseguiu retirar do Líbano, até ontem, 1.134 brasileiros. Outros 245 deixaram o país por conta própria. Segundo o chefe de gabinete da Secretaria-Geral de Relações Exteriores, embaixador Everton Vargas, do total de 1.379 brasileiros que deixaram o Líbano nas últimas duas semanas, 475 foram trazidos para o Brasil em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Vargas contou que a chanceler israelense, Tzipi Livni, disse ao ministro Celso Amorim que não pode dar garantia de segurança para as operações de resgate e sugeriu que sejam usados corredores humanitários. Além disso, segundo o embaixador, o Itamaraty enfrenta a resistência de brasileiros que insistem em ficar no Líbano.
Apesar disso, o Itamaraty estima que nos próximos dias 296 brasileiros devem ser retirados do Líbano. O Consulado-Geral do Brasil em Beirute classificou 61 casos de retirada como urgentes e calcula que mais 33 chegarão hoje. Até ontem, 754 brasileiros continuavam refugiados em Adana - 612 vindos de Beirute e 142 de Damasco. Na capital síria, havia outros 625.