Título: Movimento que inspira senadora vem de Trotsky
Autor: Paulo Moreira Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/07/2006, Nacional, p. A12

Fundada por Leon Trotski como uma tentativa de preservar o movimento comunista depois da ascensão de Josef Stalin, a 4.ª Internacional tornou-se uma organização sem grande base social, com uma rotina de divisões e subdivisões. Uma delas é o Secretariado Unificado, que no Brasil ajudou a formar a Democracia Socialista, corrente petista da qual Heloísa Helena fez parte até a formação do PSOL.

Nos anos 60, o Secretariado Unificado ajudou a formar, no Brasil, o Partido Operário Comunista (POC), que foi integrado por Jorge Mattoso, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, e Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula. Outra corrente é liderada pelo sindicalista francês Pierre Lambert, que participou da resistência contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra, e integrada, no Brasil, pelos militantes de O Trabalho, que seguem dentro do PT.

No movimento estudantil dos anos 70, essa corrente era conhecida como Libelu e atraiu personalidades que, mais tarde, sem ligações com O Trabalho, fizeram carreira importante no governo Lula, como os ex-ministro Luiz Gushiken e Antonio Palocci. O PSTU, que deixou o PT há mais tempo, e hoje está na campanha de Heloísa com candidatos em vários Estados, tem sua origem em outra liderança trotskista, o argentino Nahoel Moreno.