Título: Senadora critica 'liberou geral'
Autor: Paulo Moreira Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/07/2006, Nacional, p. A12

A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), acusou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de irresponsável, por ter contingenciado recursos durante três anos e agora, em ano eleitoral, apressar a liberação de verbas em troca de apoio à reeleição.

Em campanha em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, a senadora disse: "É uma demonstração de irresponsabilidade fiscal e administrativa o governo patrocinar três anos de arrocho, de contingenciamento, de não liberação de recursos e, no ano eleitoral, fazer o liberou geral, num verdadeiro desvario. Isso é muito grave."

No fim da manhã, rodeada por militantes dos partidos da Frente de Esquerda, Heloísa caminhou pelo calçadão do centro de Osasco e cumprimentou pessoas. Ao falar sobre o déficit nas contas do sistema previdenciário, garantiu que ele não existe de verdade. "Não existe rombo. Isso já foi demonstrado com toda exatidão pelo Tribunal de Contas da União ao analisar as contas do governo de 2005. A seguridade social é superavitária em 52 bilhões."

Contradizendo Lula e Geraldo Alckmin (PSDB), que estão à sua frente nas pesquisas de intenção de voto, a candidata disse que a Previdência Social não precisa de mais reformas para reduzir o déficit. Na sua opinião, é até possível ampliar os benefícios pagos. "Em dezembro, com a extinção da desvinculação de receitas da União, existe possibilidade concreta de ampliar o atendimento na área da saúde pública e assistência social."

À tarde, a senadora participou do ato de lançamento da candidatura à reeleição do deputado Ivan Valente, ex-dirigente petista que, como ela, aderiu ao PSOL.

No Teatro Maria Della Costa, ao lembrar perante os militantes as dificuldades que está enfrentando para fazer a campanha, a exaustão física e o afastamento dos filhos, ela chorou. "O que mais anima é o carinho e a generosidade das pessoas que encontro, das mais simples às mais sofisticadas."