Título: Vírus da gripe aviária sofre mutações
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/07/2006, Vida&, p. A24

Dezenas de mutações foram detectadas na cepa H5N1 do vírus da gripe aviária que causou em maio a morte de sete pessoas de uma mesma família na Indonésia, embora cientistas não estejam seguros sobre o alcance da descoberta. "A importância funcional das mutações não está clara, a maioria parece não ter relevância", informou ontem a revista científica Nature.

Ou seja, as mutações não seriam significativas a ponto de a doença se espalhar facilmente por contato humano.

Uma análise feita a partir de amostras de seis membros da família revelou 32 mutações acumuladas durante a propagação, segundo uma investigação obtida pela revista. Os dados foram apresentados pelo virologista Malik Pereis, da Universidade de Hong Kong.

No final do mês passado, um dia depois da divulgação de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que negava qualquer mutação do vírus da gripe aviária no episódio da família indonésia, a agência das Nações Unidas admitiu que o H5N1 havia passado por mutação, ressalvando que era "minúscula" e não resultava em uma variante mais facilmente transmissível entre humanos.

O primeiro membro infectado da família foi uma mulher de 37 anos que deve ter contraído a doença de aves domésticas, infectando depois seus parentes.

A OMS tem reiterado que se trata de uma ocorrência restrita de transmissão humana explicada pelo contato próximo e prolongado com a primeira vítima durante os estágios finais de sua enfermidade e talvez por alguma forma de vulnerabilidade genética maior da família.

41.ª MORTE A OMS confirmou ontem que uma menina de 3 anos é a última vítima mortal da gripe aviária na Indonésia, elevando para 41 as mortes causadas pela doença no país. Com 53 casos humanos, a Indonésia registra agora uma taxa de mortalidade para a doença superior a 77%.

A menina, da aldeia de Cisauk, a sudoeste de Jacarta, morreu no dia 6 de julho. Segundo as autoridades sanitárias, uma análise num laboratório credenciado pela OMS em Atlanta (Estados Unidos) detectou o vírus H5N1.

DEMISSÃO A principal autoridade do país na área de saúde animal, Syamsul Bahri, foi demitido de seu cargo em razão da falta de resultados do seu departamento no combate à gripe aviária.

A Indonésia está perto de ultrapassar o Vietnã, até agora o local com maior número de mortes, 42, mas sem casos em 2006.

Jacarta alega que o aumento do número de casos se deve à falta de fundos e diz precisar de US$ 900 milhões. Até agora, os países doadores só ofereceram US$ 100 milhões à Indonésia.

Em todo o mundo, a gripe aviária já atingiu oficialmente 230 pessoas em dez países, das quais 132 morreram - taxa de mortalidade média de 57,4%. Camboja e Iraque registram taxa de mortalidade de 100%, com 6 e 2 casos fatais, respectivamente.