Título: Juiz veta tentativa da TGV de entrar no leilão
Autor: Alberto Komatsu e Mônica Ciarelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/07/2006, Economia & Negócios, p. B18

A associação Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) tentou esta semana realizar uma manobra para poder participar novamente do leilão da Varig, mas não obteve sucesso. Na primeira disputa, realizada em 8 de junho, a organização de funcionários fez a única oferta, mas foi desclassificada porque não apresentou o dinheiro. Por isso, a TGV está impedida pela Justiça de participar da nova concorrência.

A associação tentou driblar essa proibição ao entrar com uma petição na Justiça do Rio de Janeiro em nome do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que a TGV representa por meio de uma liminar. O documento previa a utilização dos créditos trabalhistas para comprar a Varig - só de dívidas contraídas antes da recuperação judicial, são R$ 215 milhões. Mas o juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pela recuperação judicial da Varig, vetou a tentativa.

Os recursos provenientes de passivos trabalhistas poderiam ser usados para compor uma oferta com outro investidor, disse o advogado da TGV, Otávio Neves. O problema, no entanto, é que a TGV não tem representação ou procurações suficientes para usar o dinheiro de todos os trabalhadores da Varig em nome de uma proposta da organização, que reúne cinco associações de funcionários.