Título: Frango com polenta para reeleição dá R$ 490 mil
Autor: Silvia Amorim e Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2006, Nacional, p. A8

A festa da largada, jantar de lançamento da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, renderá cerca de R$ 490 mil líquidos aos cofres de sua coligação, segundo cálculos feitos a partir da venda de 3 mil convites para o evento no restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo (SP).

Cada convite foi vendido a R$ 200. O PT fechou em R$ 36 o gasto por pessoa. Um esquema especial foi montado para a entrega de recibos eleitorais aos convidados. Escaldados com a crise do mensalão, os petistas estavam atentos a qualquer deslize, preocupados inclusive com a eventual presença de fiscais da Justiça Eleitoral.

O empresário Laerte Demarchi, um dos quatro proprietários da casa, falou com emoção do amigo, que chegou por volta das 21h30 ao restaurante. "O Lula é um homem autêntico, ele é o mesmo desde que o conheci, um cara sincero, que olha nos teus olhos", disse.

Antes de chegar à sua festa, Lula passou algumas horas no apartamento da família, a poucos quilômetros do restaurante, onde se reuniu com o marqueteiro João Santana para definir o tom e os argumentos do discurso que iria fazer dali a pouco, durante o jantar, sob o impacto da nova onda de ataques do crime organizado paulista.

Participaram da festa o candidato ao governo do Estado Aloizio Mercadante (PT), a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Farias (PSB), além do vice na chapa de Lula, José Alencar (PRB). A coligação A Força do Povo, que apóia Lula, reúne PT, PC do B e PRB.

Cerca de 220 funcionários do São Judas - onde o PT foi planejado no início dos anos 80 - foram mobilizados para atender os convidados, entre eles, o ex-presidente do partido José Genoino, um dos personagens citados no escândalo do mensalão. Genoino se recusou a dar entrevistas. "Nem adianta tentar", avisou.

Num canto do salão, o PT montou uma lojinha oferecendo artigos e lembranças do partido - relógio a R$ 80, canetas estilizadas a R$ 35, camiseta verde e amarela (cores da campanha de Lula) com a estrela do PT a R$ 15. O item mais barato era um broche de R$ 1,50. Kits do perfume Cheiro de Vitória eram vendidos a R$ 30.

Os convidados tiveram uma surpresa ao ocuparem seus lugares. Cada um recebeu um guardanapo em tom azul com a estampa do presidente e os dizeres: "Jantei com o Lula e apóio a reeleição."

Também receberam um kit que incluía adesivo, cartaz e uma revista com o discurso do presidente na convenção do partido.