Título: Vantagem de Lula cai; vitória no 1º turno é incerta
Autor: Silvia Amorim e Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2006, Nacional, p. A8
A vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) caiu de 13 para 10 pontos porcentuais em menos de duas semanas, segundo pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi para a revista CartaCapital, divulgada ontem pela Rede Bandeirantes. Lula aparece com 42% das intenções de voto e Alckmin, com 32%.
Esses números não asseguram a vitória de Lula no primeiro turno, já que a diferença entre o índice do presidente e a soma dos demais candidatos é de 2 pontos porcentuais, inferior, portanto, à margem de erro, de 2,2 pontos.
Na rodada anterior da pesquisa, anunciada há 13 dias, Lula aparecia com 45% e Alckmin, com os mesmos 32% computados na nova apuração. A diferença a favor de Lula, então, era de 13 pontos porcentuais na simulação de primeiro turno - e agora caiu 3 pontos. Na pesquisa divulgada ontem, a candidata Heloísa Helena (PSOL) conquistou 7% e Cristovam Buarque (PDT), 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
A pesquisa Vox Populi foi a primeira do instituto desde a formalização das candidaturas à Presidência da República. Ela confirmou a tendência de redução da diferença entre os dois principais candidatos já indicada pela pesquisa CNT/Sensus que foi divulgada anteontem.
As duas pesquisas, no entanto, apontaram evoluções diferentes. Na pesquisa Sensus, Lula apareceu em situação de estabilidade em relação à apuração anterior e Alckmin cresceu quase 7 pontos porcentuais; já na Vox Populi, Lula caiu 3 pontos, acima, portanto, da margem de erro, enquanto Alckmin mantinha a pontuação anterior.
Apesar de usarem metodologias diferentes - o que tecnicamente impede comparações entre elas -, as duas pesquisas apontaram números diversos pra o distanciamento que separa os dois principais candidatos na simulação de primeiro turno. Na Sensus, Lula apresentou uma dianteira de 16,9 pontos, bem superior aos 10 pontos agora anotados pela Vox Populi.
A pesquisa Vox Populi para a revista CartaCapital ouviu 2.003 eleitores em 121 municípios de todas as regiões do País, entre os dias 8 e 10 deste mês.