Título: PT sai na frente com material de campanha
Autor: Denise Chrispim Marin, Vera Rosa e Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/07/2006, Nacional, p. A4

PT e PSDB estão em ritmos opostos nas providências para distribuição do material de campanha. Enquanto os petistas já têm prontos o slogan, o jingle principal e a foto oficial de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - uma bem retocada imagem de Lula sorridente, de terno preto, gravata vinho e um broche da bandeira do Brasil -, os tucanos ainda não fecharam a contratação do marqueteiro Luiz Gonzales.

O PT optou pelo verde e amarelo para divulgar o número do partido, o 13. O tradicional vermelho colore a estrela, símbolo da legenda. Ao lado da foto, o slogan: "Lula de novo com a força do povo." É este também o refrão do jingle para as atividades da campanha pela reeleição. A letra transmite a mensagem de que Lula, "o primeiro homem do povo presidente", está pronto a enfrentar os inimigos. "Não adianta tentarem me calar / nunca ninguém vai abafar minha voz", diz a música.

O jingle reproduz o apelo popular que marcará a campanha. "São milhões de Lulas povoando este País, o mundo se ilumina, nós por ele e ele por nós" e "o presidente é povo e o povo é presidente" são alguns versos que reforçam a marca do presidente amigo dos humildes. O marqueteiro da campanha, João Santana, é o autor do jingle, em parceria com o compositor baiano Capenga.

O material deve ser distribuído quinta-feira, dia 13, quando o presidente participa de jantar de adesão em São Bernardo, no tradicional circuito do "frango com polenta". Os convites são vendidos a R$ 200 e são esperadas 3 mil pessoas ou arrecadação de R$ 600 mil. "Vale mais pelo evento, embora seja uma boa contribuição", diz o secretário-adjunto de Comunicação do PT, Francisco Campos.

Do lado tucano, a expectativa é de que o contrato de publicidade seja fechado até o fim da semana. O PSDB fez um contrato provisório com o publicitário Luiz Gonzales para a preparação da convenção do partido, no mês passado. Depois, esticou para as semanas seguintes, mas não fechou o pacote completo do primeiro turno. Com isso, a campanha ainda não tem jingle e o material impresso é uma reedição da campanha de Alckmin pelo governo de São Paulo, em 2002. O slogan vai repetir o nome da coligação, Por Um Brasil Decente.

"Não diria que está atrasado, mas que está na hora de o material ficar pronto", diz um dos envolvidos na campanha. Sábado, Alckmin esteve no comício de lançamento da campanha da tucana Maria de Lourdes Abadia ao governo do Distrito Federal e do ex-governador peemedebista Joaquim Roriz ao Senado. A festa foi embalada pelos jingles de Lourdes e Roriz, na falta de um refrão da campanha presidencial.