Título: Demanda interna garante expansão em vários setores
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2006, Economia & Negócios, p. B1

O aquecimento da demanda interna levou alguns setores industriais a quase dobrar a produção nos últimos meses. A Semp Toshiba, que disputa com a Philips a liderança nas vendas de TVs, fabricou e entregou 1,3 milhão de aparelhos de janeiro a maio, 80% mais que em igual período de 2005.

"Começamos o ano apostando num aumento de 15% na venda de TVs e já temos certeza que vamos crescer 20% até dezembro", diz Luís Freitas, diretor de Vendas da Semp Toshiba. Em 2005, a empresa entregou ao varejo 2,1 milhões de televisores.

Até maio, a produção de aparelhos de DVD já cresceu 60% e a de computadores de mesa, 100%. Entre os equipamentos de som, o crescimento foi de 60% nos modelos mais sofisticados e de 100%, nos populares. Além da Copa do Mundo, Freitas cita que a demanda está aquecida graças a outros fatores, como a maior oferta de crédito, a queda dos juros e a recuperação do emprego e da renda dos trabalhadores.

Para atender ao aumento da demanda por açúcar e álcool, a Usina Cerradinho, de Catanduva (SP), inaugurou neste ano uma unidade com capacidade para 1,7 milhão de toneladas de cana por ano. Segundo o diretor-financeiro da companhia, José Fernandes Rio, com a nova unidade, localizada no município de Potirendaba (SP), o grupo passará a ter capacidade para mais de 4 milhões de toneladas anuais de cana.

"O mercado está bastante aquecido, tanto o doméstico quanto o externo. A cotação do açúcar aumentou quase 90% nos últimos 12 meses e atingiu um dos níveis mais altos da história".

A Caterpillar, fabricante de máquinas rodoviárias e para construção e mineração, aumentou em 10% a produção para o mercado interno. Segundo a diretora de Assuntos Corporativos e Recursos Humanos, Suely Agostinho, as vendas cresceram principalmente nos mercados de construção pesada, por causa do aumento dos investimentos em infra-estrutura antes das eleições.