Título: Participação no mercado doméstico cai para 10,51%
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2006, Economia & Negócios, p. B6

A participação da Varig no mercado doméstico caiu para 10,51% em junho, quase 4 pontos porcentuais a menos do que em maio (14,4%), de acordo com dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No mercado internacional, a fatia da empresa caiu em poucos meses de 80% para 53,8%. Enquanto isso, TAM e Gol vêm crescendo na mesma proporção.

A TAM conquistou 47,64% do mercado em junho (ante 45,64 em maio) e a Gol, 35,05% (ante 33,64% em maio). Já a BRA se beneficiou muito pouco da crise da Varig e praticamente não cresceu no último mês. A empresa ficou com 3,78% do mercado, ante 3,54% em maio.

No mercado internacional, a TAM já conta com 37,91% e a Gol, 5,61%. A BRA, que opera vôos fretados e inaugurou vôos para Lisboa e Madrid, tem 2,4% do mercado internacional.

Com aviões parados por falta de manutenção e dinheiro para pagar aluguéis, a Varig viu sua oferta de assentos despencar nos últimos meses. Na comparação com junho do ano anterior, a oferta da empresa no mercado doméstico caiu 45,3%. No mesmo período, o número de passageiros transportados caiu 47,4%.

Somando os mercados doméstico e internacional, a Varig transportou 1,112 milhão de passageiros por quilômetro em junho. Número inferior ao transportado pela Gol apenas no mercado doméstico: 1,155 milhão. No internacional, a Gol transportou 79,8 mil passageiros. Nos dois mercados, a TAM transportou 2,1 milhão de passageiros no período.