Título: 'Estrela Guia do Século' é acusado de derrubar avião
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/07/2006, Internacional, p. A16
Em casa, o líder norte-coreano Kim Jong-il é aclamado pela mídia estatal como um general prodigioso, um excelente diretor de cinema e a Estrela-Guia do Século 21. Para o mundo exterior, é um ditador cruel que busca armas de destruição em massa enquanto mata seu povo de fome.
Kim assumiu o governo da Coréia do Norte quando o pai e fundador do país, Kim Il-sung, morreu em 1994, aos 82 anos, na primeira transferência de poder hereditária do comunismo.
Ele é reverenciado em casa com quase o mesmo culto à personalidade que envolvia o pai, o "eterno presidente" do país.
A mídia norte-coreana atribui a Kim a transformação do país numa "potência ideológica e militar" com sua política do "Exército em primeiro lugar". Ele controla o Exército do Povo, o quinto maior do mundo, com 1,1 milhão de homens, mas prejudicado pela falta de combustível e peças de reposição para seu envelhecido equipamento.
Além dos programas nucleares da Coréia do Norte, seu programa de mísseis também é considerado uma grave ameaça à segurança no Nordeste da Ásia desde 1998, quando o país testou um míssil de longo alcance Taepodong-1 que sobrevoou o Japão e caiu no Mar do Japão.
Em 1999, Kim prometeu à comunidade internacional não fazer mais desses testes, mas quebrou a promessa quarta-feira.
A imagem diabólica de Kim no Ocidente baseia-se em parte em suspeitas de que ele idealizou um atentado a bomba que matou 17 militares sul-coreanos em Rangoon, em 1983, e o ataque a bomba contra um avião sul-coreano que matou as 115 pessoas a bordo, em 1987.
Os dados biográficos de Kim são extremamente rarefeitos. Ele é atarracado, com 1,60 m e 85 kg, e usa um exagerado topete. O presidente dos EUA, George W. Bush, qualificou-o de "pigmeu" por causa da baixa estatura - compensada por saltos nos sapatos. A Coréia do Norte diz que ele nasceu em 16 de fevereiro de 1942.