Título: Para Alckmin, episódio na Cidade de Deus mostra que presidente é autoritário
Autor: Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/09/2006, Nacional, p. A6

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de comandar um governo autoritário, ao comentar a participação de crianças e adolescentes beneficiados por programas federais no palanque de Lula anteontem, na Cidade de Deus, no Rio, para pedir votos pela reeleição. "Há no DNA do governo um viés autoritário. Isso é óbvio", disse Alckmin em visita ao interior de São Paulo.

Já a candidata do PSOL, Heloísa Helena, em campanha em São Joaquim do Monte, no agreste pernambucano, preferiu não comentar o episódio. "Não quero comentar mais nada sobre esse rapaz", disse. "Quero ter a oportunidade de debater com ele, bem pertinho, de forma civilizada, como o povo brasileiro quer, para que ele seja desmascarado", disse. "Fora isso, não vou bater boca na imprensa com o presidente da República que tem 10 minutos na televisão (ela tem um minuto), tem estrutura para pagar, e estrutura de comunicação".

Quanto à possibilidade de o presidente não participar de debates, rebateu: "Espero que ele desça do seu troninho de arrogância e covardia política para, de forma civilizada e conseqüente, debater alternativas de desenvolvimento econômico e projetos de inclusão social".

O candidato Cristovam Buarque (PDT) também não quis falar sobre o assunto. "Isso é uma questão de estilo de campanha e eu prefiro não comentar", disse, em passagem por Curitiba.