Título: Cristovam diz estar atrás por criança não votar
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/07/2006, Nacional, p. A6

O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, atribuiu seus baixos índices nas pesquisas de intenção de voto ao fato de estar apresentando uma proposta para os brasileiros que não vão às urnas no dia 1º de outubro. "Meu projeto é para quem não vota", disse, ao visitar o Brique da Redenção, feira de artesanato e antigüidades em Porto Alegre. "Só estou lá embaixo porque criança não vota. Se votassem garanto que estaria lá na frente."

Durante a caminhada, acompanhado de cerca de 150 militantes do PDT, Cristovam parou diversas vezes para afagar crianças. Chegou até a carregar uma delas nos ombros por cerca de 50 metros. Também ouviu pedidos de eleitores, como Elson Gasparini, que propõe a transferência de 25 milhões de brasileiros do Leste para o Oeste do País, e de Jorge da Silva, que sugeriu que o candidato tire dinheiro dos banqueiros para aplicar em educação.

Cuidadoso, Cristovam não prometeu atender aos pedidos. Preferiu repetir que seu projeto está centrado na educação de toda uma geração como passo indispensável para o País dar o salto de qualidade que precisa tanto no campo social como no econômico. "Proponho mais do que as obrigações presentes de um presidente, como cuidar da saúde, moradia, segurança e moeda; proponho cuidar também do futuro, da construção de um Brasil novo."

Por enquanto, Cristovam admite que está enfrentando dificuldade de levantar fundos para a campanha. Os militantes que o acompanharam não carregavam nenhuma bandeira ou cartaz com seu nome ou sua foto, limitando-se a gritar palavras de ordem como "Brasil, urgente, Cristovam presidente".