Título: 'Olhos' de Israel varrem Síria,Irã e Líbano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/07/2006, Internacional, p. A8

As forças de Israel atingem entre 40 e 65 alvos todos os dias no sul do Líbano. Bloqueiam estradas e os acessos a elas e bombardeiam estações da rede de telecomunicações, mas preservam, por exemplo, as torres usadas pela ONU e a Cruz Vermelha.

Esse nível de precisão é resultado do minucioso planejamento realizado pelas agências militares de inteligência israelenses. Israel têm satélites de espionagem e foguetes lançadores próprios. Nos últimos quatro anos disparou pelo menos dois deles, em versões de alta tecnologia. Os Ofek 5/6 pesam cerca de 300 quilos e podem observar objetos de 60 centímetros. Seu olhar eletrônico esmiúça a paisagem da Síria, do Irã e do Libano a intervalos estimados em 60 minutos. Os modelos mais antigos mantêm órbita a 450 quilômetros da terra. O Ofek-6, de alta resolução digital e capacidade para registrar movimento abaixo da superfície com sensores térmicos, permaneceria na faixa dos 160 quilômetros - uma trajetória considerada baixa.

Especialistas brasileiros em captação e analise de imagens geradas por satélites disseram ontem ao Estado que "os sinais critografados do sistema israelense ficaram mais intensos há um mês e há duas semanas entraram em ritmo alucinante". O Ofek, levado ao espaço pelo lançador Shavit, uma variante do míssil Jericó, determina a localização exata das centrais telefônicas - também das móveis, rastreadas em tempo real - das bases militares ou de qualquer outro alvo estratégico.

BOMBAS INTELIGENTES

De acordo com Av' Chimansky, ex-representante da Indústria Aeronáutica de Israel (IAI) na América Latina, "é uma máquina sofisticada, feita para permitir a neutralização da infra-estrutura do inimigo e reduzir os danos colaterais".

O elemento complementar a essa capacidade são as bombas inteligentes, guiadas por GPS e laser. Há três dias o governo americano determinou que seja acelerada a entrega de um lote de 5 mil dessas armas, entre as quais há 500 BLU-109 de 900 quilos. Conhecidas como bunker buster (algo como arrasadora de abrigo subterrâneo) penetram até 5 metros de concreto endurecido antes de explodir a carga de 240 quilos de tritonal. O Pentágono está desenvolvendo uma configuração nuclear.