Título: Piora o estado de Sharon
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/07/2006, Internacional, p. A8

O estado de saúde do ex-primeiro-ministro de Israel Ariel Sharon, em coma desde janeiro, piorou nos últimos dois dias, informou o porta-voz do hospital Tel Hashomer, de Tel-Aviv, onde ele está internado. Mas, segundo o hospital, Sharon, de 78 anos, não corre risco imediato de morte .

"Nos últimos dois dias verificou-se uma piora no estado de saúde de Sharon com uma deterioração no funcionamento dos rins, e um exame do cérebro mostrou uma degeneração do tecido cerebral", informou o porta-voz Orly Levy.

O porta-voz disse também que a família Sharon foi informada da piora do estado de saúde. Um amigo da família, que pediu para não ser identificado, informou que os médicos disseram que, apesar da condição de Sharon não ser boa, não é irreversível.

De acordo com um comunicado do hospital, os médicos estão realizando vários testes em Sharon com o objetivo de diagnosticar as mudanças que ocorreram em seu corpo e para aplicar o tratamento adequado. Mas, por enquanto, não há previsão de nenhum tipo de intervenção cirúrgica imediata.

Ariel Sharon está em coma desde 4 de janeiro em conseqüência de um derrame cerebral, e seu estado de saúde sempre foi qualificado como grave, porém estável. Em 14 de abril, cem dias depois de sua entrada no hospital, foi declarada sua incapacidade para exercer suas funções, de acordo com a legislação do país.

Ehud Olmert foi nomeado primeiro-ministro interino. Depois das eleições legislativas israelenses de 28 de março, com a vitória do Kadima, partido criado em novembro de 2005 pelo próprio Ariel Sharon, Olmert assumiu o cargo de primeiro-ministro.