Título: Vôo com 165 pousa hoje em Guarulhos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/07/2006, Internacional, p. A8

O governo federal ampliou os esforços para retirar, até o final desta semana, de 1.500 a 1.600 brasileiros da região atingida pelo conflito entre Israel e milícias do Hezbollah, no Líbano. O primeiro grupo saiu por volta das 16 horas de ontem de Adana, na Turquia, num vôo com 165 pessoas e deve pousar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, hoje à tarde, depois de uma escala técnica em Recife.

Novos vôos estão previstos para sair da Síria e da Turquia hoje, quarta e quinta-feiras, segundo informou o embaixador Everton Vargas, coordenador do grupo de apoio a brasileiros na região conflagrada, em entrevista concedida ontem. "Esse número é dinâmico porque a cada dia mais pessoas buscam auxílio nos nossos postos diplomáticos", disse. Um segundo grupo, com 800 pessoas oriundas do Vale do Bekaa, está sendo aguardado na Síria para embarcar rumo ao Brasil.

O problema é que o governo de Israel está dificultando as rotas de fuga e a curta travessia até a fronteira com a Síria tornou-se uma aventura longa, cara e angustiante para os brasileiros. O Brasil queria que a saída se desse pela fronteira oriental, num trecho que poderia ser percorrido de forma rápida e segura com dois comboios simultâneos e pouca logística.

Mas até ontem à noite os militares de Israel só haviam autorizado a retirada apenas pela fronteira norte, obrigando o comboio a atravessar todo o Líbano, inclusive áreas afetadas por bombardeios recentes. "Houve intensas negociações de Brasília com Tel-Aviv, fizemos todas as ponderações, mostramos as inconveniências da nova rota e colocamos com clareza as nossas preocupações com a segurança, mas eles foram inflexíveis", relatou o embaixador.

O diplomata informou que estão sendo utilizados três boeings da Força Aérea Brasileira (FAB) para a retirada de brasileiros, mas o esquema terá o importante reforço de um pool de empresas que está sendo coordenado pela companhia aérea TAM.

Como parte desse auxílio privado, um avião da TAM, que fora alugado dos Emirados Árabes, decolará na quarta-feira de Damasco, Síria, com destino a São Paulo com 225 brasileiros a bordo. Esse vôo tem pouso previsto em Guarulhos às 22h da mesma quarta.

Os brasileiros estão sendo retirados em caravana de várias regiões do Líbano e levados para a Síria e Turquia. O maior problema é que as rotas de fuga estão cada vez mais raras e inseguras por causa do avanço das tropas de Israel e da inflexibilidade dos dirigentes israelenses.