Título: Carro oficial entrega lanches
Autor: Vera Rosa e Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/07/2006, Nacional, p. A6

O primeiro comício do presidente Lula em Brasília deixou clara a mistura entre aparato oficial e ações de campanha. Até os petistas estranharam quando a Kombi placa JFO 9312, da Presidência da República, estacionou ao lado do palanque. Um funcionário do Planalto abriu a porta e retirou uma caixa com lanches. Os sacos com refrigerante, sanduíche, bombom e maçã foram dados aos seguranças - que têm de acompanhar Lula em compromissos eleitorais ou de governo.

Os assessores do Planalto confirmaram que os lanches foram levados pela própria Presidência, mas ressaltaram que não houve gasto adicional, porque os lanches são distribuídos toda noite.

Pelo menos 20 seguranças foram deslocados para o comício, muitos com a missão de controlar outra novidade: os detectores de metal. Cinco portais foram instalados, cada um com um segurança do sexo masculino e outro do feminino, encarregados de revistar pastas e bolsas e passar o detector manual nos casos em que soasse o alarme.

O PT pretende reembolsar a Presidência pelos gastos com os deslocamentos do presidente, de carro ou de avião, como manda a Lei Eleitoral. Ontem, o Planalto reduziu o número de veículos do comboio presidencial - além da Kombi, foram deslocados ambulância e dois Ômegas. Um médico e o porta-voz André Singer acompanharam Lula.