Título: Para Tarso, candidata do PSOL é de direita
Autor: Lisandra Paraguassú e Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/07/2006, Nacional, p. A7

A candidatura Heloísa Helena (PSOL) começou a incomodar o Planalto. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, criticou ontem, pela primeira vez, a ex-petista - cujo desempenho ameaça levar a eleição para o segundo turno.

Tarso lembrou iniciativas do PSOL, como o movimento contra o programa Universidade para Todos (de distribuição de bolsas em instituições privadas), críticas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e ao Bolsa-Família. "Que candidatura de esquerda é essa que é contra pobre entrar na universidade? Que candidatura de esquerda é essa que é contra o Fundeb, que amplia o ensino básico de maneira espetacular nas regiões mais pobres do País? Que candidatura se apresenta como popular e é contra o Bolsa-Família, que inclui na sociedade formal milhares de pessoas?", atacou.

O ministro disse que o governo sempre "notou a existência" de Heloísa, mas diz que foram seus ataques "aos dois candidatos, num negativismo absoluto", que fizeram com que subisse nas pesquisas.